S.E.D.U.C.A

Sociedade Espiritualista de Umbanda Caridade e Amor

Rua Professor Francisco Zardo Nº 190 - Sta Felicidade - Curitiba-PR

OXALÁ

Figura central em todo terreiro de Umbanda. Sempre observaremos a figura desse Orixá ou de Jesus Cristo como destaque nos terreiros. Qual a razão disso?

 

Comecemos pelo nome Oxalá, Orixalá = o grande Orixá, O Orixá dos Orixás.

Seria o primeiro Orixá, aquele que foi responsável pela criação da vida, ou seja do espírito.

O Orixá

Oxalá representa a maturidade espiritual, o equilíbrio pleno e a sabedoria absoluta. Nos cultos de nação é tido como um Orixá fun-fun, ou seja branco, aquele que foi o primeiro criado, puro. Razão que é o responsável pela paz e tranqüilidade. É a figura perfeita de um pai, de um venerando pai. Na mitologia quase 100% dos orixás são seus filhos. Seu símbolo é um cajado o opaxorô com três pratos. O mundo dos homens, o mundo espiritual (eguns) e o mundo dos Orixás, todos ligados por um cajado e em cima um pássaro que simboliza a união, a ligação, a comunicação entre os mundos.

Apesar disso não há hierarquia entre os Orixás, há o respeito por ser o ancião, o pai.

É o que deu o raciocínio ao ser humano diferenciando-o do resto da criação. Por tudo isso representa também a fé, pois é a ele que todos se reportam antes de ir até o Pai maior.

Oxalá - ARQUÉTIPO

Os filhos desse Orixá são pessoas de confiança. Reflexivos e pensativos. Querem refletir e descobrir o porquê de seus sentimentos até a exaustão. Filosofam sobre seus sentimentos ao ponto de se perderem nesse emaranhado de pensamentos.

São lentos, as vezes preguiçosos, e calmos. Mesmo quando apresentam um temperamento explosivo externamente, são calmos internamente.

Geralmente se sentem vítimas, acham que há uma conspiração, ou uma razão que eles desconhecem para que falhem. São pessoas que não são subservientes, não aceitam a submissão. Respeitosos, mas sempre deixam claro que no final a decisão é deles, podendo chegar a casos de autoritarismo.

São pessoas muito reservadas, introspectivas. Têm dificuldades de expor seus problemas íntimos. Quando acreditam achar a solução para um problemas se tornam teimosos e será uma tarefa muito, mas muito difícil convencê-los do contrário.

Pessoa muito organizada. Tem tendência a buscar a reclusão para resolver suas pendências, em geral busca a solidão. Para que o filho de Oxalá desperte em si mais alegria de viver deve aprender a aproveitar, a apreciar as pequenas coisas da vida e delas retirar momentos de prazer e alegria.

Nunca esquecem uma traição, uma falta, podem não guardar o rancor ou a raiva, mas jamais esquecerão do ocorrido.

Dia da semana – Sexta-feira

Cor – Branca

Ervas – Boldo (tapete-de-Oxalá), alecrim, sálvia, folha de Girassol, folha e flores de laranjeira, alfazema, alfavaca, manjericão, rosa branca, agapanto, guaco, jasmim do cabo, manjerona.

Amalá – 7 velas brancas ou 14 velas brancas, fita branca, água mineral em coeté, canjica cozida na água servida em louça branca coberta com algodão, uvas verdes, pêra verde, maçã-verde, flores brancas (rosa branca em especial).

Saudação – êpa Babá (olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais)

 

Local de entrega – campinas, pradarias, praia, clarões nas florestas.

Contato Direto

Telefone Pai Cesar de Xangô: (41)-9213.2898 Email:cesarxango@paitomas.com.br                   Facebook:  www.facebook.com/paitomas

Próximas Giras

10.07.2015 - SEXTA-FEIRA-GIRA DE EXÚ E POMBA GIRAS                                                                                                               PRECISAMOS DE DOAÇÃO PARA O "LAR DONA VERA" HIPOGLOS e NAM1 - AJUDEM !!!!!!!                                                                        

Localização